INTRODUÇÃO

                                                           
 
Este tutorial tem por objectivo explicar a forma como vão ser compostas as apresentações que enviarei para a Lista Toque de Arte sob o nome PPPP-xx.pps, onde cada x representará um algarismo.
 
Não é propriamente um curso básico do PowerPoint mas se o leitor seguir atentamente as explicações das apresentações que me proponho enviar para a lista ao ritmo aproximado de uma por semana, e praticar tentando fazer alterações e experimentações, estará em pouco tempo em condições de criar as suas próprias apresentações e de as divulgar pela Internet.    
 
Salvo indicação em contrário tudo o que for dito referir-se-á  ao PowerPoint 2000, versão em língua portuguesa (de Portugal), programa onde serão executadas as apresentações.
As diferenças que encontrarão os utilizadores do mesmo programa em língua portuguesa (do Brasil) ou de edições anteriores ou posteriores não devem ser relevantes.
 
Se algum dos colegas da lista não possuir o PowerPoint não ficará impossibilitado de ver as aplicações.      Bastará fazer o dowload gratuito do programa PowerPoint Viewer 97 (Versão 2000) no site:
 
 http://office.microsoft.com/brasil/Downloads/9798/Ppview97.aspx

A vista normal da janela do PowerPoint, somente com a Barra de Ferramentas Padrão, a Barra de Ferramentas de Formatação e a Barra de Estado activadas, terá o seguinte aspecto:  
 


 
Toda a apresentação PowerPoint é normalmente composta por uma sucessão de diapositivos, embora possa só ser constituída por um só.
 
Em cada diapositivo pode inserir-se um Objecto ou mais, designação essa que no PowerPoint significa qualquer entidade susceptível de ser manipulada, tal como um bloco de texto, uma imagem estática ou animada, um som, uma música, um clip de vídeo só com imagens ou também com sons, etc. Após a inserção, cada objecto aparece enquadrado numa Caixa de Redimensionamento dotada de alças nos vértices e no meio dos lados para permitir o seu redimensionamento. Estas caixas são susceptíveis de serem mudadas de localização por clique no seu perímetro e entre duas alças, conjugado com arrastamento. No caso de o objecto ser um som aparece um altifalante dentro da caixa de redimensionamento. 
 
A apresentação de qualquer objecto pode ser personalizada, acompanhando-a de um dado efeito especial, visual e sonoro, após um clique do rato, o premir de uma tecla ou automaticamente decorrido um dado lapso de tempo após terminar a acção anterior. A isto chama-se Animação Personalizada.
 
Identicamente, cada Transição entre Diapositivos também pode ser acompanhada de um efeito especial, visual e sonoro, após um clique do rato, o premir de uma tecla ou automaticamente decorrido um dado lapso de tempo após terminar a acção anterior.
 
Assim, se dotarmos uma transição entre dois diapositivos de um dado Efeito de Transição e se atribuirmos também um qualquer Efeito de Entrada ao primeiro objecto do segundo dos dois diapositivos, obteremos dois efeitos consecutivos que, normalmente serão de evitar.

Para criar um novo diapositivo coloque o apontador no Painel de Destaques e, na Barra de Menus, clique sobre Inserir e seguidamente sobre Novo diapositivo. Em alternativa use CTRL+M.
 
Parece estarmos agora em condições de passar à explicação da forma como foi preparada a primeira apresentação desta série.

 
 
APRESENTAÇÃO   PPPP-01.pps


              Descrição:
 

 Esta apresentação é composta pelos 3 diapositivos seguintes:
 


·         Diapositivo 1
 
É constituído unicamente por 4 blocos de texto todos sem qualquer efeito de apresentação, visual ou sonoro.
Também não foi usado qualquer efeito de transição que, neste caso, por ser o primeiro diapositivo actuaria na sua abertura.
Foi escolhido o avanço deste diapositivo para o segundo por clique do rato. Também produz o mesmo efeito o premir-se uma qualquer tecla.
    
·         Diapositivo 2
 
É constituído por uma imagem estática e por dois blocos de texto. A ordenação dos 3 objectos é a seguinte: Imagem – Texto superior –Texto inferior.
Foi escolhida a apresentação automática de todos estes 3 objectos, embora após intervalos de tempo diferentes, portanto sem ser necessário fazer qualquer clique no rato.
Foram escolhidos efeitos de entrada diferentes para a apresentação de cada objecto, todos visuais e sonoros.
Foi usada o efeito de transição aleatória e rápida na passagem desta diapositivo para o seguinte.
Foi escolhido o avanço automático deste diapositivo para o seguinte, após 5 segundos.
 
Observação:
Na realidade existe mais uma imagem que não é visível por ser transparente e que foi artificiosamente introduzida depois do segundo bloco de texto por questões de temporização como veremos mais adiante.
 
·         Diapositivo 3
 
É, como o anterior, constituído por uma imagem estática e por dois blocos de texto, ordenados da mesma forma.
Também como no diapositivo anterior a entrada de cada objecto á feita automaticamente após períodos de tempo diferentes depois de concluídas as acções anteriores e escolhidos efeitos de entrada diferentes para a apresentação de cada objecto, todos visuais e sonoros.
Como não existem mais diapositivos nesta apresentação não se tornou necessário escolher qualquer efeito de transição.
Foi fixado o avanço automático deste diapositivo, o que equivale a finalizar a apresentação,  em 20 segundos após ter terminado a acção anterior.
 
Procedimento
 
·         Copie a apresentação PPPP-01.pps para uma nova pasta que criará, a que será conveniente dar o nome de PPPP.  
·         Abra o PowerPoint.
·         Abre-se a caixa:



 

 


Clique sobre a opção Apresentação em Branco.
·         Abre-se a caixa:


 


 
Clique sobre a opção do canto inferior direito.
·         Aparece a janela de trabalho do PowerPoint que se mostrou na Introdução desta tutorial (vista normal).
·         O Painel de Diapositivos refere-se agora ao primeiro diapositivo. É nele que iremos trabalhar.
 
DIAPOSITIVO 1
 
·         Vamos escolher uma cor de fundo para o primeiro diapositivo.
 
·         Para isso clique sobre Formatar na Barra de Menus e escolha a opção Fundo. Abre-se a caixa:


 

 


 
·         Clique sobre a seta da janela popup. Abre-se a caixa:
 


 
·         Clique sobre Mais cores. Abre-se a caixa:
 


 
·         Clique sobre a cor escolhida e seguidamente sobre OK.
Volta a aparecer a Caixa de Fundo, acima representada. Nela clique em Aplicar.
A cor escolhida para fundo do primeiro diapositivo preencherá automaticamente o Painel de Diapositivos.
 

 
·         Vamos agora inserir o primeiro bloco de texto no mesmo diapositivo.
 
Trata-se da frase TOQUE DE ARTE.
Na Barra de Menus clicamos sobre Inserir e na caixa que se abre apontamos sobre Caixa de Texto. Ao deslocarmos o apontador para o Painel de Diapositivos notamos que este muda para uma seta com a ponteira voltada para baixo. Quando ela estiver no local aproximado onde queremos inserir o texto damos um clique com o rato. Aparece uma pequena Caixa de Redimensionamento enquadrada por alças de deslocamento. Como já referimos na Introdução esta caixa pode ser redimensionada ou deslocada dentro do Painel de Diapositivos. Como este texto é para ficar centrado no diapositivo convém alargar a caixa até aos limites do painel, utilizando as alças de deslocamento lateral. A  altura da caixa é ajustada automaticamente em função da altura escolhida para o texto. Para definirmos as características da fonte actuaremos na Caixa de Diálogo intitulada Tipo de Letra que se tornará acessível através da Barra de Menus clicando sobre Formatar e seguidamente sobre Tipo de Letra. A formatação do texto pode ser feita através da Barra de Ferramentas de Formatação.
 
·         Utilizamos a fonte Arial – Negrito – 80 – Efeito Alto Relevo
 
·         Vamos agora inserir os 3 restantes blocos de texto no mesmo diapositivo.
 
Procedemos para cada bloco identicamente ao explicado no item anterior.
 
·         No 2.º bloco, constituído por « Power Point Passo a Passo », utilizamos a fonte Comic Sans MS – Normal - 54 - Efeito Sombra.
 
·         No 3.º bloco, constituído por « PPPP-01 e seguintes 9 linhas de texto », utilizamos a fonte Comic Sans MS – Normal – 24 e 16 – Sem efeito.
 
·         No 3.º bloco, constituído por « COSTA FIGUEIREDO », utilizamos a fonte Comic Sans MS – Normal - 18 – Sem efeito.
 
DIAPOSITIVO 2
 
·         Vamos escolher uma cor para o fundo.
 
Procederemos como já indicamos para o primeiro diapositivo.
 
·         Vamos inserir a imagem estática.
 
A imagem escolhida foi uma gif de fundo transparente, com 490x388 pixels e com 16 Kb.
Na Barra de Menus clicamos sobre Inserir e na caixa que se abre apontamos sobre Imagem e, na nova caixa que se abriu, clicamos sobre do ficheiro... . Abre-se a caixa com o título Inserir Imagem e nela escolhemos a imagem e seguidamente clicamos em Inserir.
A imagem aparece centrada no Painel de Diapositivos enquadrada numa Caixa de Redimensionamento que permite a sua manipulação como atrás expusemos.
 
·         Vamos agora inserir o bloco de texto superior
 
Trata-se da frase « Este é o segundo diapositivo ».
Utilizaremos o processo já indicado para o primeiro diapositivo.
Usaremos a fonte Comic Sans MS – Normal – 32 – Sem efeito
 
Vamos agora inserir o bloco de texto inferior
 
Trata-se do restante texto.
Utilizaremos o processo já indicado.
Usaremos a fonte Comic Sans MS – Normal – 18 – Sem efeito
 
 
DIAPOSITIVO 3
 
·         Vamos escolher uma cor para o fundo.
 
Procederemos como já indicamos para o primeiro diapositivo.
 
·         Vamos inserir a imagem estática.
 
A imagem escolhida foi uma gif de fundo transparente, com 490x373 pixels e com 16 Kb.
Procederemos como já indicamos para o segundo diapositivo.
 
·         Vamos agora inserir o bloco de texto superior
 
Trata-se da frase « Este é o terceiro e último diapositivo ».
Utilizaremos o processo já indicado para o primeiro diapositivo.
Usaremos a fonte Comic Sans MS – Normal – 32 – Sem efeito
 
·         Vamos agora inserir o bloco de texto inferior
 
Trata-se do restante texto.
Utilizaremos o processo já indicado.
Usaremos a fonte Comic Sans MS – Normal – 18 – Sem efeito
 
 
EFEITOS DE PERSONALIZAÇÃO DOS OBJECTOS
 
Estes efeitos são introduzidos na Caixa de Diálogo intitulada Animação Personalizada que se torna acessível através da Barra de Menus, clicando sobre Apresentações e depois sobre Animação Personalizada.
  
Foram usamos os seguintes efeitos:
 
·         Diapositivo 1
 
Não foi usado nenhum em qualquer dos 4 objectos.
 
·         Diapositivo 2
 
·         Objecto 1 (Imagem)
 
·         Dissolver
·         Ficheiro de som especial Patos.wax
 
·         Objecto 2 (Texto superior)
 
·         Deslizar - Para a esquerda
·         Chicotada
 
·         Objecto 3 (Texto inferior)
 
·         Deslizar - Para a esquerda – Letra a letra
·         Máquina de escrever.
 
·         Objecto 4 (Imagem transparente)
 
·         Deslizar - Para a direita (Não era necessário dar qualquer efeito)
·         Nenhum
 
Nota:
Como já atrás referimos esta imagem transparente – Transparente.gif - não é  visível  e foi introduzida como artifício de temporização. Experimente eliminá-la e veja o efeito.  
 
 
 
 
EFEITOS DE TRANSIÇÃO DE DIAPOSITIVOS
 
Estes efeitos são introduzidos na Caixa de Diálogo intitulada Transição entre diapositivos que se torna acessível através da Barra de Menus, clicando sobre Apresentações e depois sobre Transição entre diapositivos.
  
Foram usamos os seguintes efeitos:
 
·         Diapositivo 1
Não foi usado nenhum efeito.
 
·         Diapositivo 2
Aleatória – Rápida – Avanço após 5 segundos – Sem som
 
·         Diapositivo 3
Xadrez na vertical – Lenta – Avanço após 20 segundos – Sem som

 

Faça o download dos 4 ficheiros(arquivos) usados na elaboração da apresentação PPPP-01.pps. Clique no link com o botão direito do mouse e escolha a opção "Salvar destino como".

Não utilize o programa Get Right ou similar.

  • Pato_01.zip              usado no diapositivo 2
  • Pato_02.zip              usado no diapositivo 3
  • Patos.zip                  usado nos diapositivos 2 e 3
  • Transparente.zip     usado no diapositivo 3

 

 

 

FIM DA INTRODUÇÃO

 

 

Mapa Site

Tutoriais

Power Point II

Power Point III

 

 

 

Power Point IV

 

design by Angela Maria Pereira Glavam 

 

Todo o material encontrado nesse site foi cedido, criado ou pesquisado  para uso restrito  no site. É proibida a retirada, reprodução, alteração ou adaptação de  qualquer material escrito, assim como de elementos gráficos concebidos com exclusividade para essas páginas.Todavia, se eventualmente for encontrado algum material que possa ser identificado por terceiros, daremos o crédito devido, mediante comunicado e apresentação das devidas provas.

 

  Copyright © 2002 by Angela Maria P. Glavam ® 

Todos os direitos reservados